dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     01/05/2024            
 
 
    
Frutas  
Melão para o Cerrado é objeto de pesquisa
Ideia é desenvolver um manejo diferenciado para que o melão cantaloupe seja produzido durante as épocas em que o Nordeste não consegue suprir este mercado
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Paula Rodrigues, Embrapa Hortaliças
18/04/2013

O grupo de pesquisa de cultivo em ambiente protegido da Embrapa Hortaliças (Brasília–DF) idealizou um projeto para analisar a viabilidade do plantio de melão cantaloupe nas condições de clima e solo do Cerrado brasileiro. Estima-se que o Distrito Federal possui uma área de aproximadamente 200 hectares de cultivo em ambiente protegido, sendo que parte desse espaço é destinada ao plantio intensivo de pimentão e tomate. Por isso, o intuito do projeto é disponibilizar uma alternativa de cultivo rentável para esse perfil de agricultores, no período entressafra.

Liderado pelo engenheiro agrônomo e pesquisador Marcos Braga, o projeto pretende determinar a demanda por água e nutrientes de cinco híbridos de melão cantaloupe. “O consumo de melão nobre é relativamente elevado no Distrito Federal (cerca de 300 toneladas/mês), mas a distância em relação aos centros produtores compromete a qualidade do produto que chega ao mercado, principalmente pelos danos mecânicos causados durante o transporte rodoviário”, diagnostica.

Variedade Cantaloupe pode ser alternativa para produtores de tomate e pimentão da região

Em visita às redes de supermercados da região, o pesquisador pôde constatar que o recebimento contínuo deste tipo de melão é um fator problemático, principalmente quando a produção nordestina atende somente o mercado local ou demandas de exportação. “A ideia é desenvolver um manejo diferenciado para que o melão cantaloupe seja produzido durante as épocas em que o Nordeste não consegue suprir este mercado”, explica Braga.

Como o Cerrado não tem histórico de cultivo de melão cantaloupe, os pesquisadores envolvidos no projeto irão testar as necessidades hídrica e nutricional em três períodos do ano para, então, criar um sistema de produção da cultura em sistema protegido. “Os produtores de tomate e pimentão em ambiente protegido estão receptivos, principalmente pelo melão ter um valor agregado alto, o que compensaria a utilização da estrutura tecnificada”, revela o pesquisador que ainda diz ser possível expandir o cultivo para Goiás e Mato Grosso, caso se comprove a viabilidade econômica e técnica da produção no DF.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Dener
21/04/2013 - 19:39
queria saber onde adquirir as sementes... tenho interesse pois tenho uma propriedade no MS, mas especificamente em Aparecida do Taboado-MS...

Para comentar
esta matéria
clique aqui
1 comentário

Conteúdos Relacionados à: Fruticultura
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada